Qual é a diferença entre chopp e cerveja: descubra

02/12/2019

Para quem gosta de bebidas alcoólicas, um chopp ou cervejinha gelada num dia de calor caem superbem, né? Mas você sabe qual é a diferença entre eles? O TudoGostoso te explica direitinho tudo que você saber sobre o chopp e a cerveja, bebidas tão amadas pelos brasileiros. Confira:

Qual é a diferença entre chopp e cerveja: descubra

Fabricação e validade
Apesar de levarem os mesmos ingredientes e a lógica de produção ser a mesma, a principal diferença estabelecida pela legislação brasileira entre o chopp e a cerveja é que a cerveja que compramos no mercado é pasteurizada e o chopp não. A pasteurização é um processo físico de esterilização da bebida, que extermina microrganismos que podem ser nocivos. Dessa forma, esse processo garante à cerveja uma validade maior, que normalmente é de 6 meses. Já o chopp tem menor validade, devendo ser consumido em até 15 dias.

Pressurização com gás carbônico
Como o chopp é armazenado em barris de até 50 L, sua extração precisa de torneiras específicas. Para que esse processo funcione, os barris de chopp são pressurizados com gás carbônico, o que faz com que tenha uma fermentação prolongada e por isso tenha mais espuma, diferente da cerveja que, por estar em uma garrafa, não recebe doses extras de gás carbônico.

Sabor e textura
Por passar pelo processo de extração, o chopp acaba formando uma espuma mais cremosa e densa que a cerveja. A cerveja, como é engarrafada, produz uma espuma mais rala, fina e que se desfaz com mais facilidade. No quesito sabor, por mais que seja muito leve, o processo de pasteurização altera um pouco o sabor: o chopp, devido ao frescor, tem um sabor mais leve que a cerveja, mas a preferência varia do gosto de cada um.

Teor alcoólico
Há quem diga que o chopp tem um teor alcoólico mais baixo que a cerveja, mas não acredite nisso: os dois têm a mesma quantidade de álcool, pois a única diferença em sua fabricação é a pasteurização ? que não altera os valores alcoólicos.

Fonte: Terra