Produção de cerveja de mandioca beneficia agricultura familiar maranhense

19/08/2019

As tratativas entre a Seinc e a empresa tiveram início em 2015 e resultaram no lançamento da cerveja Magnífica há seis meses. Além dos produtores rurais, o projeto mobiliza arrancadores, transportadores, por meio de cooperativas e associações.

Segundo com o secretário da Seinc, Simplício Araújo, “a parceria está superando as expectativas com a alavancagem do sistema de produção da mandioca no estado.”

Municípios
Os municípios envolvidos na venda de mandioca são Bequimão, Santa Rita, Presidente Vargas, Pirapemas, Buriticupu, Afonso Cunha, Gonçalves Dias, Alto Alegre, Codó, Pedreiras, Maracaçumé, Itapecuru Mirim, São Bernardo, Magalhães de Almeida, Santana do Maranhão, Riachão, Água Doce, Tutoia, Barreirinhas, Araioses, Icatu e Morros.

Ainda de acordo com o Araújo, o projeto envolve uma sucessão de elos. “O Maranhão é o terceiro estado com maior área plantada de mandioca e o quarto em produção. Com essa integração e interação com a Ambev, conseguimos retribuir à cadeia, que tem suma importância socioeconômica, com verticalização e adensamento”.

Mais incentivos
Recentemente, a Seinc reuniu mais de 300 produtores, sindicatos, secretários de agricultura em duas reuniões que tiveram o objetivo de apresentar os requisitos de fornecimento da mandioca para a cervejaria Ambev, como parte dos trabalhos de adensamento da cadeia da mandioca no Maranhão.

Fonte: Agroemdia