Para que serve a espuma da cerveja: saiba por que o colarinho faz bem

09/12/2019

A espuma da cerveja divide opiniões: tem gente que gosta, tem gente que não gosta. Mas você sabia que ela tem uma importância para a cerveja? O chamado colarinho, como é conhecido, faz bem para a bebida e pode deixar sua cerveja ainda mais saborosa. Confira para que serve a espuma da cerveja e sua importância:

Para que serve a espuma da cerveja
O colarinho é a espuma natural da cerveja, que existe devido ao processo de fermentação na sua produção. Entretanto, ele é muito mais que isso: ele é importante para a saúde da bebida e também serve para indicar a qualidade da cerveja. A espuma garante os aromas e sabores da cerveja, uma vez que evita o contato do líquido com o oxigênio. Além disso, o colarinho ajudar a manter a temperatura da cerveja por mais tempo, ou seja, ela demora mais tempo para esquentar!

Quantidade e qualidade
Apesar de ser importante para todas as cervejas, a quantidade de espuma varia em cada tipo, sendo diferente de cerveja para cerveja. Entretanto, ela deve sempre estar presente e em numa proporção correta: o colarinho deve ter até três dedos. Além dos seus benefícios, o colarinho também diz muito sobre a condição da cerveja, uma vez que a cerveja que não produz espuma pode indicar defeitos de fabricação, contaminação ou validade vencida. Além disso, a qualidade da cerveja pode ser medida pela espuma que produz: ela não deve se dissipar com tanta facilidade e deve ser estruturada.

Fonte: Terra