Entenda como harmonizar os 7 principais tipos de cerveja

14/11/2018

Para quem gosta de cerveja e gastronomia e sempre quis entender um pouco mais sobre como harmonizar para extrair o melhor dos 2 mundos, o mestre cervejeiro da cervejaria Ashby, Alexandre Vaz, listou as características de cada estilo de cerveja e dicas de pratos para harmonizar, confira:

Weissbier
Com aromas de banana e de cravo, é um estilo típico e principalmente consumido no sul da Alemanha. Na hora de harmonizar escolha massas, croquetes e pratos mexicanos. Também combina com saladas.

Strong Ale
De sabor forte e adocicado, sua cor clara engana, pois são bebidas fortes, muito frutadas, com bastante lúpulo (amargas) e de alto teor alcoólico. Camarão, cuscuz e até polvo podem ser servidos com essa cerveja.

Lager
Essas cervejas de baixa fermentação são as cervejas mais vendidas no mundo, e costumam ter um teor alcoólico menor e serem mais leves. O sabor e o aroma costumam lembrar malte e lúpulo. Na hora de harmonizar, pratos mais leves como frutos do mar, sopas, caldos e legumes.

Pilsen
Uma verdadeira Pilsen é produzida apenas com quatro ingredientes: água, lúpulo, levedura e malte de cevada. Por conta de sua alta drinkability, é possível beber uma grande quantidade dela. Por ser uma cerveja leve, queijos leves, nozes, petiscos e até pastel combinam com ela.

Ale
Conhecidas como as cervejas de alta fermentação, por conta de seu processo de produção, são cervejas com aromas de frutas e especiarias. Na hora de escolher a refeição para consumir junto com a Ale, hambúrguer, nachos e carne assada são as opções mais indicadas.

India Pale Ale (IPA)
Carregada no álcool e no amargor, sua característica mais marcante é a forte presença do lúpulo em sua composição. Por ser uma cerveja forte, comidas gordurosas como empanadas e pizzas são ideias para serem consumidas com esse estilo.

Stout
Famosas cervejas pretas de origem inglesa costumam ser doces com notas de café, aveia e chocolate. Vai bem com sorvete até presunto cru.
 
Churrasco
Para o sommelier Daniel Wolff, da rede Mestre-Cervejeiro.com, a missão de harmonizar bebida com a comida ficou mais fácil devido o grande números de rótulos de cervejas especiais, tanto nacionais quanto importadas, o que inclui o tradicional churrasco.  Segundo ele, seguir o parâmetro de intensidade e tipo de temperos é o ideal em uma harmonização, tanto da cerveja quanto da comida, por isso há variação dependendo do tipo de carne escolhida. "Carnes grelhadas finalizadas com Chimichurri, tempero típico do churrasco argentino que está a cada dia mais comum com os churrasqueiros do Brasil, vai muito bem com cervejas lupuladas, como do estilo IPA ou Pale Ale, já carnes grelhadas somente no sal grosso, ficam muito boas com cervejas mais maltadas, como do estilo Vienna Lager e Belgian Dubbel. Peixes grelhados finalizados com limão siciliano, vão muito bem com o estilo Witbier belga.", ressalta Wolff.

Fonte: A Cidade On