Como harmonizar a ceia de fim de ano com sua cerveja favorita, segundo mestre-cervejeiro

13/12/2019

Você piscou e o Natal e Ano Novo já estão chegando. Se você já sabe o cardápio das ceias de fim de ano, mas ainda não sabe como harmonizar cada prato com a bebida certa, esta matéria é para você.

Uma vez que a preferência nacional é pela boa e velha cervejinha, o mestre-cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, lista os principais pratos que costumam fazer parte da mesa dos brasileiros nestas festas e como harmonizar com a cerveja ideal ― desde petiscos até a sobremesa. Veja:

Nozes, castanhas e amêndoas
Por ser uma “pré-refeição” mais leve e descontraída, a cerveja mais indicada é a Pilsen, que é justamente a cerveja mais consumida do mundo. “As cervejas nesse estilo são mais claras, o amargor é menor e são mais leves e refrescantes”, disse Vaz.

Ceia com aves e suínos
Se você não dispensa o peru, chester ou tender, a dica do mestre-cervejeiro é apostar em uma saborosa Pale Ale. O malte combinado com lúpulo resulta em uma cerveja clara, com amargor leve e distinto. Pelo fato de as carnes brancas terem um sabor mais delicado, a ideia é que a cerveja não se sobreponha ao prato.

Frutos do mar e peixes
Por serem pratos leves, a cerveja é a Weiss (de trigo), bastante popular na Alemanha. Com coloração mais opaca, fruto da não filtragem, possui espuma mais cremosa. “A Weiss combina com frutos do mar, peixes, pato assado e comidas alemãs”, disse Vaz.

Acompanhamentos
Se você está ansioso para saborear um arroz com passas ou uma maionese com pedaços “escondidos” de maçã, saiba que há cervejas que caem muito bem com estes e outros acompanhamentos. “Para quem já está habituado com cerveja, as Strong Ale podem ser uma boa pedida”, sugeriu o mestre-cervejeiro. “Seu aroma é de malte doce com ésteres frutados, remetendo às frutas secas ou nozes. Arroz à grega, pratos com frutas ou farofa harmonizam com esse estilo.”

Sobremesas
Acredite se quiser: até na hora da sobremesa é possível saborear com uma cervejinha na mão. Para quem não abre mão do chocolate, o estilo mais indicado é o Porter, também conhecida como cerveja escura. A cerveja de origem inglesa possui notas de café e chocolate e combina perfeitamente com diversas sobremesas.

Fonte: Huffpost Brazil