Certas cervejas podem fazer bem à saúde do seu intestino, diz pesquisador holandês

04/12/2019

Certos tipos de cerveja podem ser benéficos para a saúde do seu intestino, de acordo com um cientista holandês.

Ao site The Independent, o professor da Universidade de Amsterdã, Eric Claassen, afirma que cervejas belgas “fortes”, como a Hoegaarden, Westmalle Tripel e Echt Kriekenbier, são ricas em probióticos que ajudam a manter em equilíbrio da flora intestinal.

O segredo, segundo ele, é o duplo processo de fermentação. A segunda fermentação não só deixa a bebida mais encorpada, como também usa uma variedade maior de leveduras em relação às demais cervejas, que passam normalmente por apenas um processo de fermentação. “Uma cerveja ‘forte’ é muito, muito saudável”, disse o professor.

Apesar disso, o pesquisador lembra que tais benefícios são limitados e aconselha o consumo moderado da cerveja. “Não queremos dar às pessoas uma licença para elas beberem mais cerveja. Nós que advogamos por uma boa saúde sabemos que é muito difícil parar após o primeiro copo.”

Se por um lado as bactérias fazem bem à saúde, o alto consumo de álcool pode fazer mal ao intestino. “Mas, se você beber apenas uma destas cervejas, pode ser bom para você”, acrescentou Claassen.

Além da cerveja belga, existem outros alimentos que ajudam no funcionamento do intestino e equilíbrio da flora, como o iogurte natural, cereais, verduras escuras, kombucha e frutas como mamão e manga.

Conhecido como “segundo cérebro”, o órgão é extremamente importante para a nossa saúde, uma vez que produz neurônios responsáveis pela produção da serotonina, que regula nosso bem-estar, entre outras funções.

O problema é que o consumo de alimentos ultraprocessados, açucarados e gordurosos pode desequilibrar a flora intestinal, matando as bactérias “boas”. Cientistas acreditam que as bactérias intestinais estão ligadas ao nosso bem-estar e até ao sistema imunológico.

Fonte: Huffpost Brazil