Casal de advogados cria xampu feito de cerveja

27/06/2018

Em 2009, o casal de advogados Sarah e Brad Pearsall estava de mudança da Flórida, rumo a Asheville, na Carolina do Norte, quando Brad foi mordido por um cão e teve de submeter-se a um tratamento de duas semanas.

Sarah aproveitou o tempo de recuperação do marido para convencê-lo a adotar um estilo de vida saudável. Brad até aceitou bem a nova dieta, mas protestou quando a esposa chegou em casa com xampus naturais, que não geravam a espuma nem tinham o aroma que tanto o agradavam.

Em uma conversa com sua mãe, Brad relatou a frustração com as opções naturais de higiene pessoal. A recomendação dela? Usar cerveja. Isso mesmo! Durante os tempos de faculdade, ela e suas amigas banhavam os cabelos com cerveja para deixá-los mais naturais e com brilho.

Sarah torceu o nariz para a ideia, mas ouviu de sua mãe a mesma história. Intrigada, levou cervejas para o banho e comprovou na própria cabeleira a eficiência da bebida.

As garrafas de cerveja passaram então a se acumular no banheiro da casa, mas lavar os cabelos diretamente com a bebida não era a solução definitiva para suas vidas, até mesmo pelo custo elevado.

Não tardou muito para que o casal Pearsall começasse a pensar que o ideal seria encontrar uma maneira de misturar a cerveja ao xampu para obter o produto que desejavam. Essa busca levou o casal a investir US$ 50 mil na criação da empresa Broo, em 2010, e ao lançamento do primeiro produto da marca em 2011.

Em busca da fórmula
Mas esse percurso não foi simples. Inicialmente, Brad e Sarah pensaram em produzir a própria cerveja que usariam na fórmula do xampu, mas as dificuldades de fazer a bebida artesanalmente fez com que desistissem da ideia da produção vertical e se voltassem para um das dezenas de pequenas cervejarias de Asheville, a Highland Brewery.

O passo seguinte foi alugar espaço no laboratório de uma universidade para testar fórmulas, mas nenhuma das tentativas deu bons resultados.

Foi então que Brad descobriu que uma entidade de químicos da Carolina do Norte estava fazendo sua reunião anual de Natal a duas horas de distância e resolveu correr até lá.

A princípio, os químicos riram diante da proposta de produzir um xampu com cerveja e uma longa lista de produtos proibidos – Sarah não abria mão de que fosse um produto natural. Mas um dos profissionais aceitou o desafio. Dessa parceria surgiu o xampu vegano de cerveja, misturado a aromas naturais de baunilha, menta, cítricos e outras frutas.

O primeiro teste foi levar os produtos para o representante regional da rede de supermercados de produtos de saúde e bem-estar Earth Fare em Asheville. A resposta foi imediata.

No primeiro ano, eles estavam em quatro lojas da marca. No ano seguinte, em dez. Logo, o produto despertou o interesse do comprador regional da Whole Foods. Esse contato foi fundamental para que os proprietários da Broo avançassem em questões como marca, embalagem e comunicação com o público.

Também abriu as portas da empresa para consultorias que foram fundamentais na questão das instalações fabris, mantendo a empresa enxuta (são só quatro funcionários em tempo integral, incluindo Brad e Sarah) e competitiva.

Rumo ao grande varejo
Depois de um tempo, eles viram que para crescer deveriam ir além das lojas especializadas em produtos naturais. Em 2015, o casal inscreveu a Broo na iniciativa Feito na América, da Walmart. Eles foram aceitos, fizeram o pitch e, no dia seguinte, já eram apresentados como o novo produto de cuidados para cabelo da rede de supermercados.

O desafio então foi produzir um produto natural em grande escala para atender ao mesmo tempo, e com o mesmo padrão de qualidade e preço, os antigos clientes e a gigante varejista. Entre as mudanças, foi preciso substituir o fornecedor original da cerveja por uma empresa com maior capacidade de produção e contratar um novo fabricante para os produtos.

Atualmente, a Broo tem uma linha de produtos que vai além dos xampus e condicionadores. Inclui também loções corporais, creme para as mãos, creme de barbear, creme pós-barba e sabonete líquido para banho.

Além do Walmart e Earth Fare, está presente em diversas redes americanas, como CVS Pharmacy, Albertsons, Ingles, Bed, Bath and Beyond e H-E-B. Pela internet, é possível comprar os produtos também pela Amazon.

Em entrevista à Forbes, o casal Pearsall diz esperar dobrar as vendas e conseguir gerar lucro até o final deste ano. Até agora, toda a receita obtida tem sido reinvestida na empresa.

Fonte: Pequenas Empresas&Grandes Negócios