As origens da Brooklyn Brewery – Filmes para entender o mercado de cerveja

22/04/2020

Veja outros filmes da série de indicados pela Catalisi
– Petroleum é Nosso um retrato da evolução do mercado de cerveja artesanal no Brasil produzido pela cervejaria DUM
– Um conversa entre a Brewdog e a Sierra Nevada
– A saga da produção da Goose Island Bourbon County Stout

Fundada em 1988, A Brooklyn Brewery foi uma das principais impulsionadoras da retomada da atuação de microcervejarias em Nova Iorque.

O caminho trilhada pela Brooklyn mostra como a cervejaria foi gradativamente se desenvolvendo conforme o mercado de cervejas artesanais ia ganhando espaço pelo mercado norte-americano.

Num pequeno documentário produzido pelo canal do Youtube Munchies, o fundador da Brooklyn Stevie Hindy e seu mestre-cervejeiro, o popular Garrett Oliver apresenta diversos pontos da trajetória e das operações da cervejaria.

Ao longo do vídeo, Steve Hindy destaca como a inspiração da Brooklyn nasceu ainda durante sua vida de correspondente jornalístico e como a cervejaria teve uma papel importante na revitalização urbana da região que sua fábrica atualmente ocupa atraindo público e ajudando o início de novos negócios na área.

Um ponto muito interessante da trajetória apresentada por Hindy foi uma obstinada busca para que o designer Milton Gleiser, o criador da logo I love NY, produzisse a identidade visual da Brooklyn, algo que se mostrou fundamental para que a marca da cervejaria fosse reconhecida ao longo do tempo.

Já Garrett Oliver mostra os bastidores do planejamento das características sensoriais dos produtos da Brooklyn, como seus equipamentos foram evoluindo conforme o amadurecimento de mercado revelando até a grande sala de barris de maturação que a Brooklyn desenvolveu em tempos recentes.

Apesar de curto o filme mostra pontos interessantes de como uma pequena cervejaria lutou para conseguir entrar num mercado ainda inexistente e hoje já chega a apresentar unidades de produção ao redor do mundo através das mais diversas parcerias, incluindo uma no Brasil através de sua associação com a Maniacs Brewing no Paraná.

O filme possui áudio em inglês mas em computadores é possível acionar o recurso de tradução automática (veja ao lado) do Youtube para gerar legendas em português (o recurso não está disponível para smartphones)

Fonte: Catalisi, escrita pr Carlos Felipe Freitas