7 dicas para comprar cervejas artesanais via delivery

03/04/2020

O isolamento provocado pela pandemia da Covid-19 obrigou bares, brewpubs e cervejarias a migrarem suas vendas para o delivery. Muitas empresas do ramo cervejeiro ainda não davam tanta atenção a essa operação e precisaram estruturar, às pressas, seus canais de venda remotos e processos de entrega.

Porém, colocar uma operação destas para funcionar não é tão simples como parece. Primeiro é necessário definir os canais de venda. Telefone, whatsapp, website, aplicativos e os market places são os canais mais utilizados. Qual o melhor canal para cada empresa? Focar tudo em um único canal ou fazer um mix? Cada empresa possui uma realidade e deverá considerar até mesmo os custos envolvidos em cada um dos canais que escolher.

Depois, definidos os canais, entra o desafio da logística. Como dar andamento e entregar os pedidos que são recebidos? Como ter o estoque atualizado em todos os canais para não vender produtos que não estão disponíveis? Como proceder com a separação, a embalagem e o transporte das cervejas?

“Alguns segmentos estavam mais maduros com a operação do delivery antes da pandemia, mas para a maioria dos bares, cervejarias e brewpubs, o delivery foi imposto às pressas como forma de sobrevivência e muitas empresas estão ainda conhecendo e se adaptando a essa operação”, destaca o sommelier de cervejas Rodrigo Sena, também jornalista e responsável pelo canal Beersenses.

Algumas cervejarias estão mudando a estratégia de envase para atender à demanda das entregas. “Estamos funcionando com o delivery de growler, mas essa semana iremos envasar quatro das nossas cervejas em lata. Agora vamos começar a atuar muito nessa frente de cerveja em lata, mais até do que growler, pois é melhor para a logística e também para a exposição da marca”, conta o empresário Alexandre Gama Pinheiro, sócio da cervejaria Kinke da Lapa em São Paulo. Além disso, a Kinke também irá disponibilizar novos canais de venda via website e aplicativo para celular.

Do ponto de vista do consumidor, os desafios que as empresas possuem para estruturar uma operação de delivery não podem se tornar problemas. “A entrega de cervejas nunca foi uma operação simples pois ela é uma bebida extremamente frágil, que pode ser facilmente danificada”, ressalta Rodrigo Sena.

Além disso, qualquer empresa que está operando um delivery hoje em dia deve tomar precauções que ajudem a minimizar os riscos de propagação do coronavírus. A cervejaria Kinke, por exemplo, além da assepsia normal dos growlers, promove uma sanitização externa, inclusive das sacolas. “A gente borrifa álcool nas embalagens antes de entregar ao motoboy para ajudar na prevenção e colaborar com a saúde dos profissionais e clientes”, conta Alexandre.

Por tudo isso, é importante o consumidor estar atento. A pedido do Guia, o sommelier Rodrigo Sena preparou 7 dicas para ajudar quem está comprando cervejas artesanais no delivery.

1- Recebimento
Verificar as condições da embalagem logo ao receber as cervejas do entregador para avaliar se não há danos em sacolas ou caixas. Sempre que for possível, confirmar com o entregador o conteúdo do que está sendo recebido.

2- Armazenagem
Se não for consumir as cervejas imediatamente, sempre armazená-las em pé. Se vierem geladas devem ser guardadas na geladeira. Cada rótulo possui um prazo de validade que deve estar descrito na embalagem, mesmo em growlers.

3- Antes de servir
Avaliar condições externas de latas, garrafas e growlers antes de beber. Verificar se estão lacrados e se não há avarias aparentes.

4- Ao servir
Prestar atenção à carbonatação da cerveja. Se houver pouca espuma pode ser que a cerveja tenha sido danificada no transporte. Lembrando que o nível de carbonatação de uma cerveja varia conforme o estilo. Alguns estilos admitem pouca carbonatação.

5- Ao beber
Avaliar rapidamente se os aspectos sensoriais da cerveja estão de acordo com o rótulo e o estilo que você comprou, avaliando a cor, os aromas, o amargor e os sabores. Se fugirem muito do estilo pode ser que a cerveja tenha sido danificada.

6- Conhecer os estilos
Se for comprar em growlers, prefira rótulos e estilos que você já conhece. Pode acontecer da cervejaria errar na hora de encher os growlers e enviar um estilo diferente do que você pediu e há diferenças grande de preços entre alguns estilos.

7- Se houver problemas
Em caso de divergências procure sempre resolver primeiro com o bar ou com a cervejaria que lhe vendeu. Bom senso e empatia ajudam na solução das questões. Caso você entenda que está sendo prejudicado e que não há abertura da empresa para solução, o site Reclame Aqui e o Procon podem ser acionados.

Fonte: Guia da Cerveja